porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Carla Biancha Angelucci
Carla Biancha Angelucci
Psicóloga
Estatísticas de Publicação do Autor
Carla Biancha Angelucci
Carla Biancha Angelucci
Psicóloga
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Carla Biancha Angelucci

Como autor(a) principal

  • 2010 • Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 14, Número 1, p.35-44
    Contribuições da escola para a (de)formação dos sujeitos surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 14, Número 1, p.35-44  •  por Carla Biancha Angelucci
    Contribuições da escola para a (de)formação dos sujeitos surdos

    O artigo discute, a partir do diálogo entre materialismo histórico dialético e a psicanálise winnicottiana, as contribuições da escola para a constituição da identidade de sujeitos surdos. A análise de bibliografia pertinente apontou para a escassez de trabalhos que consideram a relação entre a escola e os processos de subjetivação dessas pessoas. Para compreender as discussões desse campo, foram realizadas reflexões sobre os fenômenos escolares contemporâneos à luz da Psicologia para uma Educação Formativa – e não deformadora – para todas e todos. Quanto à população surda, apesar de não haver consenso a respeito dos efeitos da escolarização em instituições inclusivas ou especializadas, concluiu-se que os profissionais da Educação precisam de liberdade e condições objetivas para criar/recriar espaços e estratégias de aprendizagem, com a finalidade de proporcionar aos educandos – e a si mesmos – experiências de relações mais horizontais com o outro, esteja ele marcado pela diferença linguística, sensorial, orgânica, etária, cognitiva ou étnica.

    ×
  • Como co-autor(a)

  • 2012 • Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. n13, p. 39-49
    A atualização dos processos de exclusão das pessoas surdas no âmbito educacional
    Resumo do Artigo Científico

    Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. n13, p. 39-49  •  por Carla Biancha Angelucci
    A atualização dos processos de exclusão das pessoas surdas no âmbito educacional

    Em meio às discussões mais frequentemente focadas na inclusão educacional de pessoas surdas, deteremo-nos, aqui, nos processos de exclusão historicamente construídos em torno deste grupo a fim de compreendermos algumas das suas manifestações contemporâneas. Buscaremos considerar a escolarização como elemento, a um só tempo, socializador e subjetivante, ressaltando o uso e a apropriação linguística como essenciais neste processo. O impacto das práticas educativas excludentes na vida real de pessoas surdas no Brasil na contemporaneidade será aqui discutido a partir do depoimento de uma das autoras deste artigo, assim como de reflexões que articulam o referencial materialista-histórico a contribuições oriundas da psicanálise winnicottiana.

    ×
  • Livros de Carla Biancha Angelucci

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Paulo Vaz de Carvalho
    Paulo Vaz de Carvalho
    8 artigos científicos
  • Gladis Perlin
    Gladis Perlin
    6 artigos científicos
  • Lisiane Mallmann
    Lisiane Mallmann
    2 artigos científicos
  • Teófilo Galvão Filho
    Teófilo Galvão Filho
    3 artigos científicos
  • Ana Isabel Pinheiro Silva
    Ana Isabel Pinheiro Silva
    3 artigos científicos
  • Josélia Neves
    Josélia Neves
    8 artigos científicos
  • Sílvia Andreis Witkoski
    Sílvia Andreis Witkoski
    9 artigos científicos
  • Lilian Cristine Hübner
    Lilian Cristine Hübner
    1 artigos científicos
  • Maria Janete Bastos
    Maria Janete Bastos
    3 artigos científicos
  • Carina Rebello Cruz
    Carina Rebello Cruz
    1 artigos científicos
  •