porsinal  
Faltam pessoas para o mercado de profissionais de libras
por porsinal     
0 comentário(s)
Segunda-feira, 26 de Setembro de 2016 às 17:05:00
Uma exigência da legislação eleitoral brasileira fez com que as produtoras de vídeo dos candidatos nas eleições corressem atrás de profissionais de Libras. No entanto, o mercado no Piauí ainda é bastante escasso e faltam profissionais.

Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí possui cerca de 22 mil surdos e, por determinação de cumprimento de uma Lei que já tem mais de 15 anos, os partidos políticos foram obrigados a inserir além de legendas e autodescrição, profissionais de Libras nas campanhas de TV.

De acordo com o a Associação de Tradutores do Piauí, o mercado está escasso de profissionais. “Precisamos ter profissionais em todos os espaços. Quanto mais profissionais habilitados para fazer essa interpretação, melhor para atingir o público”, explica Mário Augusto.

Para a coordenadora pedagógica do Centro de Assistência Social (CAS), Elizabeth Coelho, muito mais do que fazer com que as pessoas surdas conheçam os seus candidatos, a inclusão dos intérpretes está a possibilitar um debate sobre política. “Hoje eles discutem sobre política. Chegam aqui dizendo que o candidato fulano disse isso, disse aquilo. Ele estão entendendo realmente as propostas dos candidatos”, explica.

Fonte: Jornal Cidade Verde

Vídeo

Não existe video associado.

Comentários

Para comentar esta notícia tem de ser um utilizador registado

    Não existem comentários.

Outras Notícias

Não existem mais not�cias.