porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
Professora
Biografia do Autor
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
Professora

Doutora em Linguística Aplicada (UNISINOS), sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria de Mattos Guimarães, tendo cursado período de doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa (UCP) sob orientação da Profa. Dra. Ana Mineiro no início de 2013, com o apoio da CAPES. Possui mestrado em Linguística Aplicada pela UNISINOS (2009) e graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola (2005). Docente EBTT do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul. Foi responsável pelo NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas) do Campus Sapucaia do Sul nos anos de 2016 a 2019. Atua principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, formação docente, ensino de língua portuguesa, ensino de língua portuguesa para surdos, educação a distância.

×
Estatísticas de Publicação do Autor
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
Professora
1 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Vanessa de Oliveira Dagostim Pires

Como autor(a) principal

  • 2014 • Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, Belo Horizonte, vol.14, n.4, p. 987-1014
    A aprendizagem coletiva de língua portuguesa para surdos através das interações em língua de sinais
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, Belo Horizonte, vol.14, n.4, p. 987-1014  •  por Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
    A aprendizagem coletiva de língua portuguesa para surdos através das interações em língua de sinais

    Este artigo analisa as interações em língua de sinais (LS), entre alunos surdos do ensino fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa. Ele foi inspirado no trabalho de Donato (1994), que buscou identificar a presença da prática do andaimento nas interações entre pares em sala de aula de língua francesa como segunda língua. Em nossa pesquisa, analisamos através do sociointeracionismo (VYGOTSKY, 1988; WOOD, BRUNNER e ROSS, 1976) as interações entre os alunos surdos durante o desenvolvimento de uma unidade didática que os incentivava a escrever uma carta de reclamação, em Língua Portuguesa, sobre a sua escola. É possível perceber como as estratégias de andaimento possibilitaram a construção coletiva de aprendizagem para a realização da tarefa proposta.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Vanessa de Oliveira Dagostim Pires

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Gladis Perlin
    Gladis Perlin
    6 artigos científicos
  • Ronaldo Manassés
    Ronaldo Manassés
    3 artigos científicos
  • Ana Paula Rodrigues Bastos
    Ana Paula Rodrigues Bastos
    1 artigos científicos
  • Juliana Guimarães Faria
    Juliana Guimarães Faria
    1 artigos científicos
  • Eudenia Magalhães Barros
    Eudenia Magalhães Barros
    3 artigos científicos
  • Antônio Luiz Alencar Miranda
    Antônio Luiz Alencar Miranda
    1 artigos científicos
  • Silvia Estrela Lourenço
    Silvia Estrela Lourenço
    1 artigos científicos
  • Grauben José Alves de Assis
    Grauben José Alves de Assis
    1 artigos científicos
  • Larissa Silva Rebouças
    Larissa Silva Rebouças
    2 artigos científicos
  • Joaquim Melro
    Joaquim Melro
    9 artigos científicos
  •